Seguidores

6º AO 9º ANO

Um comentário:

  1. A PEGADA AGORA É OUTRA!

    Nossa “carbon footprint” apresenta que, embora exista preocupação da maioria em relaçãoa redução dos impactos de nossas atividades no meio ambiente, ainda há muito que fazer, principalmente quanto às mudanças de hábitos para que as pegadas ecológicas sejam mais leves. O uso contínuo de automóveis contribui significativamente na produção e liberação de CO2 no Planeta. O mesmo constatamos quanto ao uso que fazemos de eletrodomésticos (uso de energia) que vai desde o simples secador de cabelos, recarga de aparelhos celulares, TV ou preparo de alimentos. Aqui não entendemos como primordial que se deixe de consumir carnes para salvar o Planeta, mas que o consumo seja de forma mais consciente, pois quanto maior ele for, maior a necessidade de criação de animais para o abate, com a criação dos animais a produção de restos (CO2) lançados na atmosfera.
    Não há como não deixar pegadas, mas podemos minimizá-las com produções mínimas de sobras não recicláveis que tendem poluir e degradar o meio ambiente.
    Buscar inovações e ideias em outros países, que tragam soluções a médio prazo para a perenidade da vida pode ser um caminho. Nas escolas brasileiras podemos adotar as novas tendências das escolas americanas. Já que o modismo influencia tanto! Ao conscientizar os estudantes dos benefícios das hortas escolares estaremos encorajando-os a uma alimentação mais saudável. Além do prazer por atividades diversificadas nas escolas estudantes terão mais alimentos livres de produtos químicos e prazer na aprendizagem. Um trabalho importante é também falar e trabalhar “economias domésticas” e então, nossos alunos aos poucos formarão grupos sociais mais fortes pela sustentabilidade.
    Nem sempre as pegadas que deixamos são por escolhas nossas. Há muitas vezes a necessidade associada à forma de vida que cada indivíduo precisa ter.
    Mudanças de hábitos é uma questão que envolve toda uma sociedade. Promover testes de pegadas ecológicas em nossos alunos pode ser uma forma interessante de começar uma visualização e conscientização da responsabilidade de cada quanto ao consumismo seja ele intencional ou não.
    Para um início de trabalho, que tal acessar o site http://www.footprintnetwork.org/enindex.php/GFN/page/calculators/ e pensar, você também em mudanças de atitudes para um mundo melhor. Nessa sairemos todos vencedores!




    Texto Coletivo – Grupo ES. Caic



    ResponderExcluir

Sua participação é importante